Caldas da Rainha

Cap Magellan

Partilhar Imprimir

Texto A A A

Caldas da Rainha

Caldas da Rainha : as maravilhas de um lugar cheio de segredos

“Cresceu o burgo, foi Vila e é Cidade Que atraiu para si a Fidalguia Vieram Nobres e burgueses de valor Que ergueram estátua a D. Leonor E assim a cidade progredia”, João Rosa Pinto.

Será que já visitou Caldas da Rainha? Se ainda não, as próximas férias poderão ser uma boa oportunidade de descobrir esta bela cidade da região Centro de Portugal. Mas o que esta cidade tem para nos fazer descobrir? Muita coisa. Uma das ruas mais emblemáticas da cidade é a rua Cândido dos Reis, também chamada “rua das montras”, e é uma das mais movimentadas com vários negócios. Se caminhar por ali, poderá chegar à Praça da República onde encontrará o único mercado a céu aberto que funciona todos os dias do ano em Portugal, com produtos como frutos frescos, queijos e pão caseiro. Caldas da Rainha é também uma cidade bastante conhecida por ser a cidade da cerâmica. Na rua de Camões encontra vários comércios tradicionais com a venda de cerâmica da região mas onde poderá ainda provar os licores locais. E claro, nessa rua mesmo encontrará a estátua da Rainha D. Leonor. Se caminhar pela cidade, poderá compreender que, de uma forma geral, a arquitetura local terá direito a um capítulo inteiro na história da arquitectura portuguesa e que as casas, pintadas com as mais variadas cores, dão uma bela face à cidade.

No entanto, Caldas da Rainha é também singular pelas suas lagoas e praias. Com certeza até já ouviu falar de muitas delas: a praia de São Martinho, a praia e Mirador de Salir, a praia da Foz do Arelho e as diferentes lagoas. Mesmo à noite, é muito interessante caminhar na área e ver a paisagem e o silêncio do mar. Caldas da Rainha é uma cidade romântica onde lugares maravilhosos como as lagoas são acessíveis, mas é também uma cidade de descanso e de tranquilidade, habituada desde sempre a bem receber os seus visitantes. O património termal das Caldas da Rainha está, sobretudo, concentrado no Centro Histórico mas a sua presença também se faz sentir por toda a cidade. Assim, pode ainda visitar os parques ao ar livre, como o parque D. Carlos que contém vários monumentos, estátuas, além de áreas de lazer.

Depois, não nos podemos esquecer da vida noturna, já que é uma cidade muito dinâmica com diferentes bares e cafés. Então, poderá visitar o Café Central que é um dos espaços icónicos da cidade. Este já faz parte do dia-a-dia dos caldenses e está situado nas proximidades da Praça da Fruta. Um outro exemplo é o café Daiquiri, situado no lugar que os caldenses gostam de chamar “ a antiga Praça do peixe”, é um dos cafés onde a animação noturna da cidade começa.

Para finalizar, não nos podemos esquecer da gastronomia das Caldas da Rainha: para um bom petisco poderá ir ao restaurante a “Lareira”, muito conhecido na região e que está aberto há mais de 20 anos a oferecer uma cozinha tradicional mas também  internacional.

A cidade das Caldas da Rainha fica a cerca de 90km do aeroporto internacional da Portela, em Lisboa. Para chegar à cidade, o melhor percurso é a autoestrada A8 que liga Caldas da Rainha a Lisboa em menos de 1h. Para quem vem do norte de Portugal, a melhor opção é seguir pela autoestrada do Oeste (A8 também) que tem ligação com a A1, em Leiria.

E claro, Caldas da Rainha é acessível através a Tap Portugal!

Carole Ferreira - CAPMag




NEWSLETTER

Subscreva a nossa Newsletter

 

EMPREGO +